O que é o Hardcore?

From the start...

De onde nasce esta ideia? Do mesmo spot de onde nasceu a ideia de fazer mais ou menos o mesmo com o primeiro número da fanzine, dedicada ao Black Metal: as mesmas questões, diferentes intervenientes. naquele caso, todos dedicados ao Black Metal, obviamente.

Desde então, a ideia de fazer o mesmo, mas direccionado ao Hardcore, começou a borbulhar. Dessa forma, enviei algumas mensagens, não muitas, e obtive algumas respostas. Entendo que o pessoal não tem tempo ou cabeça para estas coisas, portanto trabalhemos com o que temos, all good. E para estrear esta secção peguei nas respostas dadas pelo Pedro Nevado, o boss da “No Borders, No Walls”, uma belíssima fanzine dedicada ao Hardcore e tudo aquilo que gira à volta deste. Ainda não viram? Go fast.

De seguida, as respostas do Pedro às minhas questões. Desfrutem e regressem as vezes que quiserem. So long, bye bye.

O que é o Hardcore, e de que forma entrou na tua vida?

Não é resposta difícil, mas ao mesmo tempo não é simples de utilizar as palavras certas, mas cá vai! Para mim o Hardcore é um conjunto de valores, princípios e emoções que são materializados principalmente na forma de música, mas que também estão presentes no dia-a-dia. Sobretudo é amizade, respeito, consciência e revolta! Sobre como o HC entrou no meu caminho, foi simples, alguns contatos através de música, mas sem ter a plena consciência do que se tratava. Tudo se resume a um concerto de Hatetrigger em Viseu (2009) e também depois da minha ida ao Resurrection Fest em 2010 e foi a partir desse momento que mergulhei dentro do meio Hardcore, daí para cá não mais saiu da minha vida. Foram marcantes porque era diferente da música pesada que ouvia na altura, e para não me alongar, o que vi nesse concerto, o que vivi no RF foi o encontrar de algo que procurava mesmo sem saber, foi o sentir é aqui que eu pertenço.

Qual é, para ti, a core message do Hardcore?

Não penso que exista um core message certo ou errado, a parte fixe disto é que existe de tudo um pouco e podemos aprender com isso. No entanto, para mim se tiver de centrar a cena num tipo de mensagem específico, vou pegar nas causas sociais, no apontar o dedo aos maus princípios que contaminam a nossa sociedade, na injustiça, na luta contra a opressão e na verdadeira amizade. No final de contas o que me transmite mais sentimentos é ver reproduzido aquilo em que também acredito.

De que forma este te influenciou/estruturou como pessoa/músico?

Como pessoa sinto que foi uma grande base para aquilo que sou ao dia de hoje, quer nas minhas ideias, bem como na forma como encaro a vida, naquilo que quero tentar ser em termos de carácter, julgamentos, decisões etc. Muito se deve ao que fui absorvendo da cultura, da mensagem que é transmitida e do que fui experienciando através de concertos, novas pessoas felizmente este movimento bem como outros proporciona este tipo de coisas.

Quais os álbuns nacionais que melhor descrevem, para ti, o que é o Hardcore nacional?

Na minha visão e desde que tomei consciência do que é o Hardcore, até porque temos tanta coisa boa por cá, mas os que me dizem mais e por diversos motivos são:

31 – “3.º Assalto”

For The Glory – “Survival of The Fittest”

Hatetriger – “Our Will Prevails”. Comprei no concerto e ouvi dezenas de vezes.

Simbiose – “Trapped”. Com uma costela mais Hardcore tenho que o por aqui porque as letras são fogo.

Devil in Me – “On the Grid”. Malha de disco.

Top 5 de álbuns que melhor descrevem o género?

Difícil escolher 5, mas para mim são:

Madball – “Set it Off”.

Cro-Mags – “Age of Quarrel”.

Suicidal Tendencies – “Join the Army”.

Terror – “One with The Under Dogs”.

Agnostic Front – “Something's Gotta Give”.

Menção: Judge – “Bringin’ It Down”.

Qual o álbum de Hardcore que mais te impactou?

Porque foi uma fase complicada da minha vida, e sem pensar muito é o 1º que surge foi o “Supremacy” de Hatebreed. Mas metia aí também o “Keepers of The Faith” de Terror pelas mesmas razões.

Consideras que o Hardcore, como veículo de mensagem, é cada vez mais relevante?

Sim, sem dúvida! Aliás Hardcore sem mensagem não é HxC. È relevante porque esta mensagem vai sempre impactar de alguma forma quem a ouve, o que a vai levar a ser dissiminada e isso é importante.

Agora tempo para algo mais leve: Top 5 de lançamentos Hardcore de 2023?

Bad Beat – “Demo 2023”.

Dead Heat – “Endless Torment”.

Intimidation – “Total Aggression”.

Skourge – “Torrential Torment”.

Existence – “Go to Heaven”.



1

Comentários

Mensagens populares deste blogue